A alimentação e cuidados , que eu presto aos meus peixes pode ser aprendida com mais entusiasmo , ao ver os varios videos da tetra da secção videos , mas claro que o verdadeiro objectivo daqueles videos por parte da tetra é fazer publicidade dos seus produtos , por isso vou dar-me ao trabalho de escrever cá como é que trato dos meus peixes e tiro criação .

Eu dou comida aos meus peixes de varias formas , flocos para peixes ornamentais , artemia congelada , daphnia congelada , granulados , artemia liofilizada , etc. Aquantidade de comida que se dá aos peixes depende da quantidade de peixes que tenho no aquario , se tenho 400 guppys dou muita comida de uma vez , e repito 5 vezes num espaço de 5 minutos assim dá para os peixes vasculharem pelo aquario por restos de comida caidos no fundo e espalhados pelo aquario , quando tenho poucos peixes dou pouca comida , mas as 5 vezes em 5 minutos se mantêm sempre .

Os flocos para peixes ornamentais , são a principal fonte de alimentação porque , poluem menos a agua do que outros tipos de alimentos , existem varias marcas no mercado mas pela experiencia de anos que tenho eu digo que , as extrangeiras são melhores em todos os aspectos menos o preço , que as nacionais . Quando se leva a aquariofilia a serio , o preço não influencia em nada quando se trata de manter o aquario no seu melhor . Por exemplo a comida congelada , quer seja a daphnia ou artemia , polui a agua e altera os parametros ( Ph etc ) , num ritmo muito mais rapido que a comida em flocos ( boa ) , mas também não vamos sentenciar os nossos peixes a comer flocos para o resto da vida , assim eu dou comida congelada dia sim dia não , a quantidade depende do numero de peixes , e também do numero de vezes que lavamos o filtro porque a comida congelada polui imenso o aquario . De inicio eu dava indescriminadamente comida congelada aos peixes , e por consequencia lavava o filtro todos os meses , mesmo fazendo mudanças de agua todas as semanas , numa tentativa de poupar dinheiro em comida congelada passei um tempo sem a dar e ai é que reparei que o filtro mandava agua com mais força durante mais que um mês , ou seja vivendo e aprendendo .

Experimentem a espremer uma ou duas ervilhas cozidas ( bem cozidas ) para dentro do aquario , e vão ver o que é comer ( guppys , mollys , espadas ou seja vegetarianos ) , para os peixes é tão diferente como para nós fruta enlatada e fruta fresca , eles agradecem .

Aqui ficam algumas fotos de alimentos que neste momento dou aos meus peixes , mas deixo aqui em atenção o uso dos comprimidos para peixes de fundo , é que estes eu só os coloco com a luz apagada do aquario , tanto de manhã como á noite , porque se os guppys ou outros peixes os apanham , estes fazem uma lixarada no aquario , que a agua fica toda turva , é que eles não param enquanto houver comprimido LOL . E assim com a luz apagada os camarões , kullis , plecostomus , corridoras etc , podem comer á vontade sem fazer muito lixo no aquario .

     
     
     

 

Outro quebra cabeças , que muitas vezes impede os peixes de viver bem ou procriar é a dureza da agua GH , para subir a dureza basta acrescentar sal ou agua do mar para quem vive perto do mar como eu é bem melhor agua do mar , mas que não seja retirada perto de portos de barcos ou marinas , muito menos de esgotos . Para retirar dureza em excesso , usa-se trufa á venda nas lojas da especialidade .

Quanto ás doenças que os peixes possam apanhar , eu não vou estar a copiar e colar partes de textos encontrados em foruns na net , assim o site ficaria enorme e nada original , portanto se fizerem tudo o que está nos videos, mais alguns dos meus concelhos , que eu tenha colocado aqui no site penso que não vão ter problema .

A maioria das doenças podem ser evitadas se nós tivermos um aquario para quarentena ou seja quando compramos peixes novos convem , que estes fiquem de quarentena separados dos outros pelo menos 4 semanas , se não acontecer nada até lá em principio estará tudo bem . Se os peixes adoecerem , e se os sinais da doença forem visiveis , numa boa loja vão encontrar tratamentos para varias doenças , e alguns até mostram fotos das doenças que curam , um dos remedios que eu mais uso em peixes acabados de comprar , e claro se estes estiverem doentes com os respectivos sintomas é o Baktopur da sera .

Algas : As algas no meu aquario , a principio eram castanhas , podia ser do Ph estar constantemente baixo , a agua ser pobre em nutrientes , ou a má iluminação ou iluminação a mais ( muitas horas ligadas ) . Eu resolvi o problema eliminando os problemas um a um até ficar com o aquario bom , primeiro comprei lampadas proprias para flora aquatica , depois comprei ferro para as plantas e fertilizante liquido , comprei temporizadores para ligarem a luz e a bomba do ar a horas certas , o ph começei a dar mais importancia e logo fiquei com o aquario sem algas castanhas passando a ter algas verdes HEHE . As algas verdes significam que a agua está mesmo boa em termos de nutrientes , mas claro que se tivermos muitas é algo que está errado ou seja nitritos , ou fosfatos na agua , mas se viram os videos sabem como combater esse excesso de nitritos . Eu pessoalmente acho mais barato e menos quimico para o aquario usar meios naturais de banir as algas , caracois , camaroes , limpa vidros magneticos ou limpa vidros com lamina de barbear na ponta , ou então plantas de crescimento rápido para consumir os nitritos a mais no aquario . A Vallisneria é uma planta de rápido crescimento e se não tivermos cuidado em breve pode-se ficar com o aquario recheado , como podem ver em algumas das fotos na galeria , mas se fizermos uma poda regular , podemos ter um aquario livre para os peixes nadarem e livre de algas . Uma alternativa quimica para nos vermos livres de alguns tipos de algas é o sera phosvec , que elimina os nitritos e nitratos fosfatos etc , ou seja alimento de algas .

Bomba de ar : Vamos lá acabar com muitas duvidas a cerca da bomba de ar , é que eu vejo muitos amigos meus a usar a torto e a direito a bomba de ar , vamos por passos :

1 - A bomba de ar ligada de dia , faz o dioxido de carbono expirado pelos peixes subir á superficie , fazendo as plantas sufocar ou crescer pouco , porque as plantas respiram de dia dioxido de carbono .

2 - Se as plantas libertam oxigenio de dia , porque a bomba ligada ?

3 - As plantas á noite devido á fotossintese , passam a respirar oxigenio e libertar dioxido de carbono .

4 - Se os peixes respiram oxigenio 24 horas por dia e as plantas só á noite então mais vale a pena ligar a bomba á noite já que nessa altura é que há falta de oxigenio .

Usando uns temporizadores eu sincronizo o funcionamento da bomba , com o apagar da luz á noite e ao contrario pela manha .

Outros acessórios : Aguns acessórios que são indespensaveis pelo menos cá em casa , camaroeiro , expirador de fundo , limpa tubos de filtros exteriores .

Aqui ficam algumas fotos de produtos que uso para manter os meus aquarios .

1
2
3
4
5
6
7
8
9
3
1

 

1 - Acondicionador de agua , que realmente não preciso por isso uso um baratinho porque uso agua de uma nascente perto de casa , uso-o só para manter a agua livre de outros poluentes porque não há cloro na agua de nascente .

2 - Sera PH - , serve como o nome indica para baixar o ph .

3 - Sera PH KH + e Tetra PH KH + , não só sobe o ph mas também a dureza dos carbonatos , que é o que mantem o ph estavel , por isso nunca comprem um produto que só diga PH + , pois isso não passa de uma solução alcalina para subir o ph , sem a ajuda de uma subida dos carbonatos , o PH vai descer rápidamente .

4 - Bicarbonato de sodio , é uma alternativa ao PH KH + , porque tem carbonatos que sobem o ph de uma forma muito muito mais barata , e eficaz ( é o que se usa cá em casa ) .

5 e 6 - É a famosa caixinha das consultas medicas do Sr. Doctor . Tém tudo o que é preciso para por o aquario de saude .

7 - Teste de ph , com frasco e conta gotas , e claro a tabela de cores . Seguro e indispensavel .

8 - Teste rápido da sera , num só passo faz muitos testes . Mergulha-se a fita na agua por 1 segundo e já está . Atenção que não é tão preciso quanto o teste da gota .

9 - Sera super carbon , é carvão activo para colocar no filtro do aquario de quarentena sempre após a utilização de algum tipo de tratamento .

E com tudo isto dito , encerro esta secção , boa sorte com os peixes .

 

Site construido por Luis Ponte versão 3.0 construida a maio 2010 um ano depois da 1ª versão.